segunda-feira, 5 de outubro de 2009






MÁSCARAS DA VIDA

O Cristão como todo ser humano vive procurando a aparência que possa fazê-lo se sentir bem, aceito pelo grupo, ou mesmo disfarçar alguma coisa ou esconder algo mais sério. Daí surge às diversas máscaras que usamos para nos dar bem.
No entanto, o ser humano, para tentar esconder determinadas facetas de sua personalidade e de seu caráter, ou até mesmo como mecanismo de sobrevivência emocional, cria, consciente e inconscientemente, determinado comportamentos, que são conhecidos na psicologia como máscaras. As máscaras, portanto, são defesas que protegem o indivíduo do meio em que vive, e no teatro da vida, cada um com as suas.
Alguns usam uma ou mais máscaras no emprego, outras em casa, outras nos meios sociais que freqüentam, e algumas máscaras são tão fortemente grudadas que a própria pessoa acredita que é aquilo que aparenta ser para os outros. Há muito covarde com máscara de valentão, utilizando a estratégia de bater o mais rápido possível, para que não percebam que ele, na verdade, é covarde. Há as víboras com sorrisos angelicais; os Judas com atitudes de melhores amigos; os interesseiros com caras de solidários; os sorridentes escondendo profundas tristezas; os tiranos com aparência de democratas; os corruptos com discursos de bons samaritanos, e tantos outros tipos, cada um mostrando na aparência o que não é na essência.
Eis aqui um ótimo instrumento para os que querem se conhecer, na busca de ser uma pessoa com mais plena e desprovida de falsidade. Perguntem-se quais são as minhas máscaras?
E as máscaras dos crentes!? Assustadoramente elas existem e Jesus nos advertiu para não a usarmos.

1. TEMOS CRENTES COM MÁSCARAS DE LÍDERES.
Gálatas 2:6 - E aqueles que pareciam ser os líderes da igreja - digo isso porque para mim não importa o que eles eram, pois Deus não julga pela aparência-aquele líderes, repito, não me deram nenhuma idéia

 Mas não trazem boas idéias ao grupo.
 Não são liderados pelo Senhor.
 Mas usam a mascara de líder e levam muitos ao erro , ao desânimo.

2. TEMOS CRENTES COM MÁSCARAS DE BOM GUARDADOR DA DOUTRINA.
Gálatas 6:2 - Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.
 Estão preocupados com o que julgamento social
 Colocam jugos pesados nos outros.Mas quando o erro esta com ele ou com algum familiar é maleável na interpretação da mesma lei.
 Não gostam de perder a pose de o “melhor”.
3. MASCÁRAS DO TRABALHO
Colossenses 2: 22-23 - Escravos e escravas, em tudo obedeçam àqueles que são seus donos aqui na terra. Não obedeçam só quando eles estiverem vendo vocês, procurando com isso conseguir a aprovação deles. Mas obedeçam com sinceridade, por causa do temor que vocês têm pelo Senhor.
O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas

 Parecemos o que não somos para agradar o nosso patrão.
 Concordamos com parâmetros impostos pela empresa, que muitas vezes são contrários a verdade de Deus.
 Esganamos nosso próximo para nos dar bem.

4- MÁSCARA DA APARÊNCIA MUNDANA

Colossenses 3.22 Abstende-vos de toda a aparência do mal.

 Usamos máscaras para nos identificar com mundo.
 Usamos para ser aceitos.
 Usamos por que gostamos da aparência que eles tem.
 Nesta vamos igualando com tatuagens, piercings, roupas exóticas, musicas mundanas, comportamentos mundanos.
 Mas quando entramos na igreja usamos a máscara de santo.


CONCLUSÃO

Não sei qual a sua máscara mais difícil de arrancar. Talvez já a use a tanto tempo, que quase já faz parte de você. Mas Jesus te convida a viver uma vida sem hipocrisia, ser autêntico, verdadeiro. Talvez você não saivá como fazer isso, mas Jesus hoje te convida a abandonar a aparência exterior e viver uma vida transparente como nova criatura e para isso ele te convida a nascer de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário